Navarro Hermanos realiza as XXIII Jornadas Técnicas presenciais, melhorando os resultados da última edição antes da pandemia

15/01/2022

Mais fornecedores, mais conteúdos e mais vendas. O distribuidor malaguenho de soluções de produtos e serviços para oficinas de reparação de veículos, Navarro Hermanos, membro do Groupauto Unión Ibérica (GAUIb), realizou a décima terceira edição das Jornadas Técnicas nos dias 12 e 13 de novembro. 

Com a participação de oficinas de Málaga, Granada e Cádis e mais de 800 metros quadrados de espaço de exposição onde um total de 45 fornecedores apresentaram as suas novidades, o evento melhorou os resultados das vendas obtidos na edição de 2019, antes da pandemia. As oficinas presentes consideraram muito positivos, além disso, os conteúdos programados sobre a digitalização das oficinas, a eletrificação dos automóveis e as tendências atuais em termos de carroçaria, bem como as mini palestras técnicas realizadas nos stands a cada meia hora.

Nas palavras de Sergio Morales, diretor comercial da Navarro Hermanos: “Estávamos com vontade de nos encontrarmos novamente, de voltar a recuperar a magia do contacto direto entre as oficinas, os distribuidores e os fabricantes. As nuances das relações que se estabelecem nas nossas Jornadas Técnicas, a riqueza das conversas, os conhecimentos e a confiança que são gerados, não são fáceis de reproduzir no distanciamento social e nas relações virtuais através de um ecrã. E isto também é confirmado pelos primeiros resultados do evento. Melhorámos o volume de vendas em relação à edição anterior e os inquéritos de satisfação realizados nas oficinas indicam que tanto a quantidade como a qualidade da oferta dos produtos e serviços apresentados, bem como a relevância dos conteúdos da formação ministrada, corresponderam às suas expectativas, que, no nosso caso, são sempre elevadas”. 

Ao longo dos dois dias das Jornadas Técnicas, as oficinas tiveram a oportunidade de se familiarizarem com as novidades e promoções em termos dos produtos e serviços oferecidas por um total de 45 fornecedores no domínio das peças de reposição, lubrificantes e pintura de veículos. A cada meia hora, foram realizadas diferentes palestras técnicas nos stands, através de um monitor de televisão, sobre temas de interesse para os empresários e profissionais de reparação presentes. “Sem qualquer dúvida”, acrescenta Morales, “a App das Jornadas, desenvolvida para a ocasião, com funcionalidades avançadas para fomentar a relação entre clientes e fornecedores, contribuiu para dinamizar as vendas, no local e posteriormente, ao documentar as expectativas de uns e as propostas de outros que foram trabalhadas durante o evento, mas também depois deste”.  

As micro formações técnicas foram complementadas, além disso, por três sessões plenárias nas quais destacados profissionais do setor abordaram algumas das tendências que irão ter impacto, que aliás já estão a ter, no negócio da manutenção e reparação de veículos. Carlos Calleja, diretor do Desenvolvimento de Negócio e Inovação do GAUIb, explicou as vantagens competitivas que os avanços no processo de digitalização representam para as oficinas, enumerando algumas das ferramentas mais importantes para alcançar a eficiência e rentabilidade derivadas da transformação digital. David Fernández Moreno, Global Technical Training Manager da Valeo Service, apresentou aos reparadores a situação atual das tecnologias de eletrificação automóvel e o impacto que irão ter na atividade das oficinas, sublinhando as oportunidades que estas representam. Juan Sánchez, da Akzo Nobel, aproveitou a sessão para fazer uma análise das tendências de futuro no mundo da carroçaria e da pintura de automóveis, incentivando as oficinas a tirar partido destas.

As XIII Jornadas Técnicas da Navarro Hermanos seguiram a um protocolo anti-COVID-19 para garantir a segurança sanitária dos participantes. Entre as medidas adotadas, os almoços realizaram-se na esplanada do último piso das suas instalações centrais, onde estava também disponível uma churrasqueira.