
A rede de oficinas multimarca especializadas em veículos pesados aproveitou a última edição da Motortec para apresentar aos seus 130 membros de então, um plano abrangente que visava melhorar a rentabilidade dos seus negócios.
Este plano incluiu soluções tecnológicas inovadoras para otimizar a eficiência dos processos, um pacote de serviços para o recrutamento e fidelização de frotas, um reforço no seu plano de formação técnica em modo virtual e presencial, adaptado às necessidades atuais e futuras dos reparadores e uma nova proposta de formação comercial e de gestão denominada plano Master Truck, que trabalha com casos práticos num painel de controlo com os principais indicadores de negócio. Sete meses depois, a rede alcançou 183 pontos de serviço e abrange todos os territórios da península, no mesmo ambiente de garantias de pagamento entre oficinas associadas.
Neste momento, faz-se um primeiro balanço dos resultados da estratégia lançada na Motortec. Um dos projetos que tem oferecido os melhores resultados, este ano, na Top Truck é o programa de formação Master Truck. É um programa para que os membros da rede melhorem a sua posição no mercado, obtendo vantagens competitivas claras em relação a outras oficinas na sua área, graças à formação técnica e empresarial mais inovadora e prática dos seus gestores.
O sucesso deste programa de formação está diretamente relacionado com o empenho dos parceiros de veículos pesados da Groupauto Unión Ibérica (GAUIb), o grupo de distribuição que promove a rede Top Truck. "Todos eles estiveram envolvidos na Master Truck, conscientes das necessidades de formação das oficinas e do contributo do conhecimento incluído no programa para o desenvolvimento empresarial e profissional da Rede", refere Jesús Cámara, coordenador geral da rede Top Truck. Não é de estranhar que o envolvimento dos parceiros e a atratividade da proposta de conteúdo tenha obtido taxas de frequência para os cursos de mais de 90% das oficinas convocadas, rácios geralmente difíceis de alcançar.
A Master Truck reuniu duas vezes as oficinas Top Truck, em Madrid e Andaluzia e uma vez na Catalunha, Galiza, Navarra e Valência (Alicante). No campo técnico, a formação consistiu num Master em Diagnóstico e Sistemas antipoluição e redução de NOx e um Master em Conceitos e Diagnósticos sobre Linhas CAN. A formação em gestão empresarial e comercial, eminentemente prática, tem sido a análise dos rácios de produtividade e eficiência de cada oficina a partir dos dados fornecidos por cada uma, para finalmente identificar áreas para melhoria. A partir do próximo ano esta primeira formação empresarial será reforçada com webinars semanais por um consultor, que acompanhará os planos de ação e resolverá as dúvidas específicas de cada oficina.