
O distribuidor português membro do Groupauto Unión Ibérica (GAUIb) e especialista em veículos comerciais, SGP Global Parts, teve uma presença destacada na recente edição da ExpoMecânica realizada no Porto entre 14 e 16 de abril. A área de comunicação da GAUIb teve oportunidade de falar com os seus dois diretores, Manuel Cardoso e Miguel Valentim, que confirmaram o dinamismo do mercado independente de pós-venda de veículos comerciais em Portugal.
"O objetivo da participação na ExpoMecânica é aproximar-se do cliente, para poder transmitir a todas as oficinas que visitam a feira, e são muitas, que a proposta de valor da Global Parts para o reparador de veículos comerciais é muito diferente de qualquer outra que possam encontrar no mercado", explica Miguel Valentim.
Conforme o diretor da área comercial da empresa, há dois aspetos fundamentais que diferenciam o posicionamento da Global Parts no mercado de pós-venda automóvel português. Por um lado, o compromisso: "Tentamos sempre estar muito próximos do cliente, ter uma relação muito próxima para perceber as suas dificuldades e melhorar a qualidade do serviço que lhe prestamos. É claro que fornecemos a qualidade do produto que o cliente exige, mas é importante haver uma relação de compromisso com o cliente. Não queremos fazer uma venda, mas muitas, cultivando uma relação a longo prazo. Por outro lado, o apoio técnico: "Uma das principais dificuldades das oficinas independentes é o acesso à formação e à informação técnica de que necessitam para poderem reparar. É por isso que os nossos clientes valorizam tanto o apoio que a Global Parts lhes dá na área do diagnóstico de I.V. Sempre foi assim, mas agora, além disso, desde que aderimos à GAUIb temos também o apoio técnico do Pedro Moura, que é uma mais-valia muito importante para a qualidade do serviço e apoio técnico que damos ao cliente".
Perguntámos-lhe também o que lhes significava a entrada no grupo: "Entrámos na GAUIb com a Global Parts Ibérica e a Hermua Recambios, três empresas com uma relação muito próxima entre si. Quando surgiu a possibilidade de nos juntarmos ao grupo, discuti-la e analisar cuidadosamente, decidimos avançar porque em princípio, a contribuição de valor de um grupo como o GAUIb no domínio das peças sobresselentes de I.V. era muito interessante. Assim que começámos, ficámos imediatamente convencidos, sem qualquer dúvida. Por várias razões. A parte da informação é muito importante. Também a quantidade e a qualidade dos fornecedores do grupo. Há muitas marcas e boas condições. E há um plano para o futuro, um projeto com muitas áreas de inovação, que nos agrada muito.
A SGP Global Parts iniciou a sua atividade em 2010 com uma pequena loja. "Desde então, temos crescido pouco a pouco, mas continuamente", explica Miguel. "Temos vindo a crescer no mercado. Mas também junto dos fornecedores. De facto, a nossa estratégia é crescer apoiando-nos em marcas premium para oferecer um nível de qualidade original no mercado de pós-venda automóvel. E, a par do produto, um serviço de excelência com um apoio técnico sem igual no mercado. Este tem sido o nosso percurso, começámos com cinco pessoas, hoje somos trinta e dois e temos quatro lojas (Vialonga, Leiria, Seixal e Faro)".