A oficina eficiente e rentável, protagonista da "Convenção Ibérica de Oficinas de Veículos Comerciais" da GAUIb

23/10/2023

Num contexto de mercado caracterizado por uma intensa e crescente pressão concorrencial e por importantes alterações tanto na tecnologia utilizada nos veículos como no tradicional mix de clientes de transportadores independentes e frotistas, a rede de oficinas de veículos comerciais GAUIb, que reúne os reparadores Top Truck e Intertrucks de Espanha e Portugal, apresentou a realidade atual dos seus serviços, projetos e vantagens competitivas na sessão de trabalho exclusiva para oficinas que decorreu na manhã de outubro, A Associação de Reparadores de Camiões de Espanha e Portugal, apresentou a realidade atual dos seus serviços, projetos e vantagens competitivas para que as oficinas associadas continuem a ser não só as mais digitalizadas, eficientes e rentáveis, mas também as mais conhecidas e reconhecidas no mercado, na sessão de trabalho exclusiva para oficinas que se realizou na manhã de 21 de outubro.

A sessão foi aberta por José Moreno, Diretor da área I.V. da GAUIb, que sublinhou a coesão e a força atual da rede ibérica de oficinas Top Truck e Intertrucks, que conta com o apoio e o compromisso do grupo de distribuidores de peças sobressalentes I.V. que mais valor proporciona às empresas que mantêm e reparam camiões, autocarros, veículos agrícolas e veículos de obras públicas em Espanha e Portugal. Ainda mais desde 2022, após a incorporação bem-sucedida de quatro novos e importantes parceiros à divisão I.V., que não só contribuíram com volume, mas também com a possibilidade de oferecer mais e melhor serviço em todo o território peninsular. Neste sentido, Moreno destacou o firme compromisso dos sócios da GAUIb com o conceito de uma rede unificada e modernizadora que cria claras vantagens competitivas para a oficina, que Top Truck e InterTrucks representam.

Seguiu-se a apresentação aos presentes de toda a equipa de pessoas que atende diariamente as necessidades das mais de 190 oficinas em Espanha e Portugal. Uma equipa que foi solidamente reforçada com a incorporação nos últimos meses de jovens talentos altamente qualificados, reforçando a gestão dos serviços e acrescentando valor em áreas tão diversas como a formação e assistência técnica, a negociação com fornecedores, o desenvolvimento de plataformas digitais, a gestão de acordos com clientes empresariais e a formação empresarial. Fazendo uma analogia com as viagens ao novo mundo numa caravela, Moreno chamou ao palco toda a sua tripulação: Jesús Cámara como coordenador geral, Rubén Rubio, responsável pelas plataformas digitais e pelas relações com os clientes empresariais, Manuel Castellón e Pedro Moura, responsáveis pela assistência e formação, com Xavi Carrique e Marcos Contreras como conselheiros técnicos; Margarita Gómez na gestão de compras, Ángeles Mercado na faturação centralizada e Dulce Naz como responsável pela formação empresarial orientada para a eficiência e rentabilidade da rede, termos que foram bastante recorrentes ao longo da sessão.

Jesús Cámara, Coordenador Geral da bandeira, aproveitou a sua intervenção inicial para explicar à audiência os pontos fortes da nova estrutura da rede GAUIb de oficinas de I.V. com a integração da Top Truck e da InterTrucks numa única estratégia ibérica, com nomes comerciais diferentes, mas uma única realidade em termos de proposta de valor para o mercado e acesso das oficinas aderentes a todos os serviços e projetos do grupo, soluções implementadas pela equipa da rede para contribuir para melhorar as vantagens competitivas e o posicionamento das suas oficinas em Espanha e Portugal. 

O Coordenador Geral da Top Truck e da InterTrucks defendeu ainda a estratégia de crescimento da rede mais qualitativa do que quantitativa, uma vez que o crescimento sustentado dos últimos anos conseguiu consolidar a atual dimensão da rede na Península Ibérica, a mais homogénea e com maior capilaridade no mercado ibérico. Também documentou as sinergias existentes em toda a Península Ibérica em aspetos tão fundamentais como a colaboração cruzada que envolve oficinas de ambos os países em assistência ou clientes frotistas com acordos e negócios tanto em Espanha como em Portugal, que passam a melhorar significativamente a gestão das suas reparações ao poderem contar com um único fornecedor e interlocutor ibérico. Neste último aspeto, o dos clientes empresariais, Cámara antecipou também que a integração de todas as oficinas numa única rede ibérica é fundamental para a consolidação de futuros acordos à escala europeia.

Em seguida, toda a equipa liderou uma mesa redonda, moderada pelo jornalista especializado em mobilidade e pós-venda, Raúl González, na qual foi dado um panorama completo dos resultados da rede e dos novos desenvolvimentos em áreas como a comunicação interna e externa, a formação e a assistência técnica, o equipamento de diagnóstico para competir com os serviços oficiais, a formação e o coaching empresarial para contribuir para melhorar decisivamente a eficiência e a rentabilidade das oficinas associadas, a faturação centralizada e os novos acordos com clientes empresariais. 

No final do colóquio, e mais uma vez no palco, José Moreno, diretor do V.I.. No final do colóquio, e mais uma vez no palco, José Moreno, diretor da área V.I. da GAUIb, resumiu a situação atual e a projeção futura do estandarte oficinal do grupo: "A rede de oficinas Top Truck e Intertrucks oferece às oficinas aderentes todos os serviços altamente digitalizados de que um empresário da reparação de veículos comerciais necessita para otimizar os seus processos de trabalho, para ter sempre as melhores qualificações técnicas dos seus operadores e empresariais dos seus gestores, para atrair e fidelizar clientes satisfeitos e para construir, em suma, a proposta de valor que, no atual contexto de mercado altamente competitivo e face aos desafios colocados pela nova mobilidade sustentável, lhe garanta a orientação para a rentabilidade e o sucesso hoje e amanhã".